MANIFESTO

A NOSSA HISTÓRIA

A Finis Terrae propõe-se defender o Parque Natural Sintra-Cascais de uma forma concreta, prática e consequente. Evitaremos generalidades e abordagens ecológicas de largo espectro que possam distrair-nos do que é prioritário.

Preocupa-nos a perda de biodiversidade, a crescente artificialização e a sustentabilidade ambiental da actividade humana neste território. Mas a maior emergência que temos diante de nós é a avassaladora pressão urbanística e a correspondente explosão populacional numa área em que, por definição, isso não deveria acontecer.

A cada minuto que passa, esta área protegida é menos parque e menos natural. As árvores — e por isso nos batemos tanto por elas — são sempre substituídas por mais betão e mais alcatrão. Mais casas, mais pessoas, mais acessos e mais poluição, num processo que corre de forma inexorável e aparentemente irreversível, mas que temos de conseguir travar.

Não permitiremos que nos tirem um parque natural para nos darem em troca um subúrbio residencial à beira-mar.

A única forma de manter o parque como um bem público para usufruto de todos é impedir que ele se converta na casa de apenas alguns.

Agiremos sempre dentro dos limites da lei e no respeito da vontade dos nossos associados, os quais se expressam livremente através dos órgãos de gestão e representação que elegem democraticamente.

O momento crítico em que nos encontramos obriga-nos a definir bem as prioridades. Não conseguiremos fazer tudo o que é necessário, mas faremos sempre o que é possível, com a colaboração de todos os que se juntarem a nós.

Temos de agir todos e temos de agir agora, porque amanhã será tarde.

Junho 2025